busca

Pesquisa personalizada

domingo, 19 de julho de 2009

ORIENTAÇÕES PARA ACASALAMENTO DO CANÁRIO DA RAÇA GLOSTER

Revista da SOC – Junho/2004


Devido as muitas duvidas de novos criadores e interessados em começar a criação do Canário da Raça Gloster, uma das maiores dificuldades tem sido nos acasalamentos. Portanto, os detalhes nos acasalamentos são básicos na obtenção da melhoria genética e deve-se atentar para as seguintes orientações.
Estas são algumas regras obrigatórias que devem ser seguidas no acasalamento do Gloster: pode-se cruzar pintado branco com pintado nevado, pintado branco com melânico nevado, pintado branco com lipocrômico nevado, lipocrômico branco com melânico nevado, lipocrômico branco com lipocrômico nevado, lipocrômico nevado com lipocrômico intenso e melânico nevado com fundo branco. Não se deve cruzar fundo branco com intenso, intenso com intenso e fundo branco com fundo branco. Também não se deve cruzar dois canários de topete, pois o que garante um bom topete é a cabeça perfeita de um sem topete. A forma arredonda do Gloster, provem do cruzamento de dois canários sem topete, assim é aconselhável cruzar dois canários sem topete, com objetivo de garantir a forma, para após, cruzar com topete, com sem topete.
Assim, seguindo esta lógica de cruzamentos iremos garantir qualidade no plantel e também obtermos pássaros nas três classes, ou seja, intensos, nevado e fundo branco, com a subdivisão em lipocrômicos, pintados e melânicos. Desta forma teremos as 9 variedades de cores, podendo chegar a 18 entre os com Topete e Sem Topete, isto fará com que teremos a Série completa para participarmos dos concursos da Raça Gloster, dentro do segmento de Canário de Porte.

5 comentários:

Anônimo disse...

Por favor criadores do gloster,me diz uma coisa eu posso reproduzir um belga com um gloster eles vao se reproduzir,da certo ou nao da.eu tenho um casal a femea gloster eo macho belga e eles nao se acasalaram,e a femea nao deixa o belga galar ela so fica batendo nele quando ele vai para gala-la..

Anônimo disse...

tambem estou com esssa duvida.

Unknown disse...

Minnha canarinha Gloester não deixa meu canarinho Belga galar. Ela bate nele. Alguém pode me ajudar. Obigada.

Unknown disse...

Pelo que entendi, não há problemas do cruzamento de dois sem topetes.

Marcelo disse...

E pq ela n esta pronta ainda ou n se aprotou

Postar um comentário