busca

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Como Seleccionar Machos - Glosters

Machos férteis podem ser usados por um período de 5 anos, contanto que produzam a qualidade que se necessita. Machos bons criadores e alimentadores são de grande valor para o plantel.

Machos que não fertilizem ovos no primeiro ano podem ser usados novamente num segundo ano com uma fêmea que já provou ser reprodutora, use a melhor fêmea reprodutora para comprovar a fertilidade do macho. Se pelo segundo ano o macho não fertilizar então dispense-o.
A ideia de aproveitar o melhor macho do plantel e acasalá-lo com o maior número de fêmeas possível pode ter um impacto negativo na criação. As suas crias serão proximamente aparentadas e em pouco tempo haverá um cruzamento de genes consanguíneos. Certifique-se de que mantém os irmãos e primos do seu melhor macho, pois poderá usá-los para diversificar o seu conjunto de genes sem mudar a origem do sangue drasticamente. Por vezes os irmãos de campeões são a melhor aposta não importa a sua aparência.

Machos agressivos na reprodução são um aborrecimento, dispense-os pois como muitos comportamentos, a agressividade também é herdada. Prefira usar machos que ajudem na criação.

Machos pequenos que se parecem com fêmeas são a melhor opção. Pode basear o seu plantel nesses machos, pois as suas filhas serão extremamente difíceis de vencer nas exposições. É normal ter machos grandes exibindo muito porte, mas iao fazer isso estará a limitar muito os seus pássaros de exposição às fêmeas. Se não se tiver cuidado eventualmente as fêmeas podem ficar maiores e por essa altura será tarde demais para corrigir a situação. Seja crítico quanto ao tamanho dos machos e mantenha o plantel sob controle.

Assegure-se de que seus pássaros exibem um colorido intenso. De um modo geral as fêmeas mostram menos cor que os machos, por isso se os machos não forem bem coloridos é provável que as fêmeas saiam muito sem interesse na aparência.

0 comentários:

Postar um comentário