busca

Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de julho de 2009

Gloster Corona / Consort

A poupa deve ser bem redonda e cheia, olhos visíveis.
Aderente na nuca.
O ponto central: No meio da cabeça
O mais pequeno Possível.
Pescoço largo, separação cabeça - corpo invisível.

Para ser possível julgar um Gloster criteriosamente, o juiz tem que rigorosamente ter um conceito sobre o tamanho da ave a julgar. Um bom Gloster, tem que apresentar uma boa cabeça e um bom tipo ou corpo, sendo o bico cónico e pequeno, e a cauda curta e estreita no alinhamento do dorso.

O corpo deverá ser o mais amplo possível descrevendo uma curva perfeitamente redonda, desde o bico à cauda.

O dorso cheio e ligeiramente abaulado dando-nos a sensação de arredondado, no que diz respeito ao tamanho (11cm), é difícil alcançar esta norma imposta pela COM-OMJ. O tamanho ideal deve manter o equilíbrio entre o corpo e a cabeça da ave, dando-nos a sensação de não ter pescoço. É importante quando acasalamos estas aves (corona X Consort) partimos do principio que juntando uma ave de maior tamanho com uma próxima do Stam exigido, iremos buscar certamente o equilíbrio e verificamos que a diferença será mínima (1cm aproximadamente). A plumagem assume no Gloster uma importância capital, idêntica ao tamanho, exigindo do juiz classificador um critério rigoroso na apreciação desta rubrica (15 pontos), para nós o Gloster tem que possuir uma plumagem de boa qualidade, sedosa, aderente ao corpo, sem excessos nos flancos (tufos), asas bem aderentes. As patas ligeiramente flectidas e coxas não visíveis, a posição deve ser altiva semi erguida e em movimento. Os Gloster coronas apresentam-se com grandes popas, directamente proporcionais à largura da sua plumagem. A grande dificuldade que o criador tem é conseguir encontrar o ideal Gloster consort para o acasalamento e como tal conseguir os desejados coronas de exposição. Como todos sabemos o Gloster Consort, nasceu para produzir os Gloster Coronas e é sem duvida na minha opinião um complemento desta raça nascida na Inglaterra. O juiz classificador deve ter em conta que os Gloster devem ser julgadas de preferência nas primeiras oras da manha.

Estas aves não devem ser julgadas nas seguintes condições:
-Quando a temperatura na sala de exposição estiver baixa.
-Quando a ave estiver em repouso ( Gloster encontra-se quieto na gaiola e com a plumagem solta o que melhora a sua forma, corpo mais redondo), o que pode levar o juiz ao engano na atribuição dos pontos.
- Por ultimo todas as aves desta variedade que apresentem sinais de coloração artificial na plumagem, serão desclassificadas.

O Gloster deve-se apresentar em boas condições de saúde, limpo e não danificado.

0 comentários:

Postar um comentário