busca

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Raças de Porte (Gloster, Norwich, Crest, Border, Fife Fancy, Lancashire, Lizard e Yorkshire)

GLOSTER

O aparecimento do Gloster foi em 1925, numa exposição no Crystal Palace em Inglaterra, pela mão de Mrs. Rogerson (de Gloucestershire), que ficará para sempre associada à criação e desenvolvimento desta raça. Mrs. Rogerson foi a primeira criadora a expor este pequeno canário, com poupa, numa exposição em 1925, no Crystal Palace em Inglaterra. Desde então, estabeleceu juntamente com um criador Escocês Mr. John McLay , o "standard of excellence" que permitiu o desenvolvimento dos Glosters.

O Gloster é um dos canários mais pequenos com 11,5 cm, e é também um dos mais populares.

Redondo em todas as suas linhas, pescoço curto e cheio, peito agradavelmente arredondado sem proeminências, cauda curta como prolongamento do corpo, costas bem preenchidas, bico pequeno, esta raça divide-se em duas variedades:

Corona – com coroa, de forma arredondada, regular com centro bem definido.
Consort – sem coroa, larga e redonda em todos pontos, com uma ligeira acentuação no cimo do centro da cabeça

-------------------------------------------------------------------------

NORWICH


O canário NORWICH é original de Inglaterra, no condado de Norfolk, sendo esta bonita raça reconhecida em 1887, numa reunião de criadores na cidade de Norwich.
As belas linhas arredondadas do canário NORWICH fazem com que seja muito apreciado e ocupando um lugar de destaque.
O NORWICH tem uma configuração maciça e arredondada, uma cabeça bem proporcionada e ligada directamente ao corpo (Corpo tipo Bola de ténis e cabeça tipo bola de ping-pong), pescoço curto e largo, bico pequeno. As pernas são relativamente curtas, macias e delgadas, as asas estão bem coladas ao corpo e a cauda, que é também curta e fechada devendo parecer um prolongamento do corpo. O tamanho anda à volta de 16 cm.

-----------------------------------------------------------------------
CREST


O seu nome é resultado da famosa coroa (crest) de plumagem abundante e longa , que consagrou o Crest.
O crest tem duas variedades:
Crest-bred : sem coroa
Crested : dotado de uma grande coroa, de penas compridas e largas, abundantes a tapar quase completamente o bico e olhos.
A sua origem é confusa, entre Norwich , Lancashire, Topping canary, Turncrest, a verdade é que o CREST, foi separado definitivamente do Norwich em 1890, no Nacional de Londres.
De tamanho a rondar os 16,5cm, de corpo cilíndrico e largo, tem a poupa como principal característica, sendo o diâmetro perfeito de 3,8cm, mas não nos podemos esquecer das “penas de galo” de preferência quatro de cada lado e nunca menos de duas, como outro factor atractivo.
-------------------------------------------------


BORDER E FIFE FANCY

O Border tem origem na Fronteira da Inglaterra. Começou a ser considerado como uma raça entre 1850 a 1870. A sua origem remonta ao condado de Cumberland, hoje Cumbria, e era conhecido na época como Cumberland Fancy.
A sua popularidade era tal no norte da Inglaterra e da própria Escócia, que houve um encontro especial de criadores ingleses e escoceses realizado em Carlisle em 1890, visando resolver as polémicas da origem, mudando a denominação da raça para BORDER (fronteira).
O border era originalmente um canário pequeno. Depois da segunda Grande Guerra, face à perda dos plantéis e o número baixo de pássaros de qualidade, os criadores foram obrigados a utilizar outras raças para aumentar o número e também aperfeiçoar os exemplares com poucas características. Os pássaros Norwich de pequeno tamanho foram bastante utilizados, o que resultou na produção de pássaros maiores, com cabeça redondas e grandes
Os antigamente denominados WEE GEM (jóia da coroa), hoje apresentam-se com 14,15 cm e com a forma um tanto diferente dos pequenos pássaros cuja figura padrão aparecia em diversos livros editados nas décadas de 60 e 70 com certa de 13 cm.

Cabeça tipo esfera, corpo tipo ovo, com contornos bem definidos, posição das patas em relação ao poleiro constitui um ângulo de 60º.
O fife fancy tem uma diferença em relação ao Border, o tamanho de 11cm.
O Fife Fancy é resultado de um grupo de criadores da Escócia (1951), que não aceitaram a disparidade de tamanho que o Border teve, e conservaram e apuraram os exemplares mais pequenos dando origem a esta raça, dando o nome de uma região da Escócia - “Fife”.

---------------------------------------------------------



LANCASHIRE


Este pássaro esteve presente no desenvolvimento de outras raças (Crested e Yorkshire). Infelizmente, adeteriorização da qualidade do Lancashire, fizeram-no perder a popularidade.
Durante la 2ª Guerra Mundial, esta raça perdeu-se totalmente.
Os exemplares actuais são reconstruções, fazendo com que o seu aparecimento nas exposições vá aumentando a sua popularidade novamente.
O seu tamanho mínimo é de 20 cm, o maior de todos os canários de porte Ingleses. Este canário é Majestoso e Orgulhoso de porte erguido.
A característica mais importante do Lancashire é a sua coroa em forma de ferradura que cai sobre a ponta do bico sem cobri-la, dando impressão de que a mesma se encontra em metade dianteira da cabeça, sendo normalmente de cor clara.
O Lancashire de cabeça lisa é igual ao de coroa a excepção da cabeça que é cheia e larga, de plumagem suave e abundante.

Há que se efectuar uma reprodução selectiva para conservar esta raça.

--------------------------------------------




LIZARD DOURADO E PRATEADO


É a raça mais antiga que se tem conhecimento. A principal característica é as penas que no seu corpo desenham escamas, simulando um lagarto(lizard). Os Lizard tem origem na Grã-Bretanha ou em França. Apesar de ser considerada como uma raça de canários ingleses, os próprios ingleses admitem que ela tenha sido introduzida na Inglaterra no século XVI pelos huguenotes, que fugiam da Europa onde eram perseguidos. Naquela época, os canários eram bastante difundidos na França e nos então chamados "Países Baixos da Espanha", dos quais fazia parte a Bélgica actual. Os ingleses aperfeiçoaram e consolidaram essa raça, onde os desenhos peculiares da plumagem são as características mais importantes. O LIZARD em sua forma original apresentava-se apenas em dois tipos: GOLD/ DOURADO (intenso) e SILVER/PRATEDADO (nevado). Hoje temos outras cores mas não tão aceites pelos seguidores da raça.

-----------------------------------------------



YORKSHIRE

É conhecido como o “Cavalheiro”( GENTHELMAN), sendo um canário Orgulhoso e impressionante, de 17-18 cms.

A sua origem remonta e 1870, desenvolvido a partir de 3 Bossu belga, l Lancashire e Norwich, no condado de YORK desde 1820.
A sua evolução passou por 3 fases:
1897- Aspecto muito fino, em que se deveria poder passar um Anel-“York Anel” (desenvolvido por Mrs.Norman)
1927-Forma mais robusta, cabeça mais volumosa, nuca, dorso e cauda alinhados, peito mais proeminente mas com a posição ereta original denominado de tipo continental(Mrs.Vowels)
1961-O novo tipo GOLDING, desenhado por S.A. Golding, que acabou por ser o reconhecido pelos criadores ingleses, onde o prolongamento do dorso não se alinha com a nuca, a cauda parece pressionar as asas para cima, peito com curvatura acentuada, mantida ainda a posição erecta original.

0 comentários:

Postar um comentário