busca

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Acasalamento de Canários de Topete

Vilmar Canuto

JULHO 2005



Sabemos que se acasala um consorte com um corona quando acasalamos canários de topete (Gloster/Crest), mas estamos acasalando para produzir topetes premiados ou consorte premiados? Vocę pensou e disse ambos? É tempo para repensar nossas teorias.

Baseados nos muitos anos de pesquisas na criaçăo de Crests, numerosos fatos foram averiguados por aplicaçăo, observaçăo e estudo detalhado. Os fatos resultantes estăo sendo oferecidos como teorias novas e documentadas. Como elas se relacionam ao acasalamento de Glosters/Crests. Estas teorias săo a base na qual nos apoiamos.

O primeiro ponto é a afirmaçăo de que o exemplar de cabeça grande deve ser usado para a produçăo de campeőes com topete.

Estes pares de cabeça grande deveriam ser usados, ao contrário, na tentativa de produzir uma linha premiada de consortes, se essa é a direçăo que a pessoa deseja ir.

Esses criadores que ganham principalmente com os consortes tendem, geralmente, a produzir canários ruins de topete.

Aqui fica uma palavra de advertęncia: Esteja atento ao fato de que há criadores destas raças que, principalmente por causa da falta de conhecimento em genética, experimentam continuamente. Săo estes mesmos criadores que misturarăo canários que vem de algumas linhagens que usam um plantei de Glosters/Crests em várias cores e de vários criadores, na tentativa de desenvolver uma "linhagem" de vencedores. O fato é que eles nunca tiveram uma linhagem sua, de seu próprio desenvolvimento.

Alguns destes mesmos criadores vendem os canários jovens excedentes, considerados refugos destas experięncias mal sucedidas, aos novos criadores, que terăo resultados ruins em sua criaçăo. Este criador que desova seu lixo aos novatos, está prestando um desserviço a canaricultura.

Vendendo os refugos destas experięncias, asseguram que qualquer descendęncia que o comprador produza nunca os baterá em concursos no futuro. O "campeăo" ou vencedor da raça que vende este tipo de refugo năo sabe onde aquele novato aparecerá com qualquer pássaro jovem, produzido do que ele lhe vendeu, e assim restringiu que o dele pontue bem na temporada de concurso. Esta prática só desencoraja o novo criador.

Em lugar de ajudar o criador novato, alguns criadores que ganham regularmente os concursos, se recusam a compartilhar o conhecimento, teorias e métodos alcançados por eles. Muitos morreram até mesmo com estes "segredos" que foram enterrados com eles.

O segundo ponto é aquele sobre o que se deve ter como qualidade top para concurso.

Normalmente, um juiz educado e honesto considera os topetes de canários premiados muito menores em tamanho do que o criador consideraria. Este deveria levar em conta que se o juiz está selecionando espécimes em relaçăo a tamanho, de acordo com o padrăo de perfeiçăo, este nunca deve emparelhar dois canários campeőes (pequenos). Esta prática só resultará em exemplares menores. O criador deveria acasalar um médio, ou pássaro de tamanho maior a um pássaro campeăo-premiado menor para ter ninhada de digamos, quatro ovos, dois pássaros de açăo (para criar) e dois pássaros de concurso. Deve-se também usar o método de acasalamento quantitativo para produzir os números necessários para se ter sucesso. Acasalamentos correios devem render a cada estaçăo de cria, campeőes de concurso. Devemos ter machos para casais produtores de topete e fęmeas também produtoras de topete. E nós năo estamos nem mesmo falando sobre todas as variedades de cores.

Para começar uma criaçăo ou uma linhagem, o criador tęm de produzir os pares iniciais ou trios comprados.

O criador de quem a pessoa adquiriu os casais para iniciar, tem a responsabilidade de ensinar e averiguar o que está sendo produzido por ele. Com os Glosters/Crests, há muitas características que a pessoa está pensando em obter, assim como também muitas falhas que está tentando eliminar dependendo da fonte original (matrizes).

Muitos tentaram esclarecer isto escrevendo sobre suas próprias experięncias, mas a terminologia e as ilustraçőes de exemplos, que acompanham o material publicado, ainda deixam muito a desejar.

Ambos, o criador novato e o já experiente estăo se esforçando para melhorar continuamente e assim tem que se esforçar para absorver muita informaçăo correia sobre este assunto para ter ęxito.

Uma pergunta que um novato mais interessado me fez, foi se um de seus pares de Gloster com uma sobrancelha grande por cima de olho seria o tipo para usar no programa de criaçăo. Foi sugerido que ele lesse um artigo referente ao assunto. Logicamente dei as explicaçőes ao jovem iniciante. O fato triste é que por causa da falta de exemplos visuais que acompanhem os artigos, a pessoa năo pode juntar a terminologia com um visual do pássaro.

Sem ver o pássaro ou o exemplo preciso que ilustre o tipo de pena exata mencionada, fica difícil O mais estudioso normalmente entenderá um pouco o que é a diferença em textura de pena Muitos criadores năo entendem sobre as penas em canários e é pior com os Gloster/Crests porque muitos criadores usaram acasalamentos durante anos sem prestar atençăo ŕ combinaçăo, da cor da pena , textura, comprimento ou largura. É muito difícil de descrever estas diferenças para permitir ao leitor entender com precisăo sem um visual.

A maioria é forçada a ver de fato pessoalmente cada um dos vários representantes da raça e solicitar explicaçőes por parte um criador experiente e que tem uma compreensăo completa do assunto.Deveríamos e isto já ocorre com alguns criadores na Europa e Estados Unidos,

Entregar ao criador que está adquirindo nossos canários, uma ficha completa, com toda informaçăo sobre o canário, seus pais, avos, tipos de pena, etc...

Assim eles podem ver as diferenças em todo pássaro contido na remessa. Isto ajuda o criador mais detalhista a entender o raciocínio atrás do por que eles săo acasalados e o modo que eles săo.

É melhor responder perguntas sobre tipos de pena e seus acasalamentos em uma exposiçăo, onde se pode achar exemplares com a maioria das texturas disponíveis.

Como para aquela pergunta sobre o uso de um dos pares com uma grande sobrancelha, é necessário recorrer ŕ extensăo de sobrancelha do outro par. Se for um canário médio emplumado, pode ser correio o acasalamento, porém se for outro com grande sobrancelha, pode ser um desastre. Triste dizer, que por conseqüęncia de anos de acasalamento errado por parte dos criadores, muitos dos nossos Glosters/Crests aparecem com cistos ou bolas de pena. Estes cistos săo resultantes de acasalamento de canários sem avaliaçăo de suas penas. Năo se trata de tamanho do canário, mas da textura das penas.

Sempre emparelhe a pena curta para adquirir um equilíbrio. Dois canários de plumagem curta, acasalados, resultará na maioria dos casos, um canário de corpo estreito com topete pobre e muito curto com entradas comprimidas na cabeça.

Dois canários de plumagem longa acasalados (que é o que a maioria dos criadores de Glosters/Crests faz com resultados desastrosos para aumentar o comprimento do Topete) resultará na maioria dos casos corpo largo, sem forma adequada, muito emplumado, produtor de cistos/bolas enormes. Os filhotes começarăo a adquirir divisőes na parte de trás do pescoço e costas e meio coletes no tórax, relaxamento nos flancos e alguns outros defeitos menores. Os topetes começarăo a adquirir aberturas e divisőes na parte de trás.

E nós nem mesmo comentamos sobre as penas longo-largas e penas longo-estreitas ou penas curto-largas e curto-estreitas e em intenso e nevado. A maioria dos criadores năo está atenta aos segredos da pena. Acordem! O resultado disso é que vocę vę tantos comprando por todo lado. Ganhando, entăo, num ano ou dois e depois, só tristeza.

Azar ou falta de técnica na criaçăo? A maioria dos criadores entende os mesmos fundamentos, como curto e longo, largo e estreito, contudo eles năo conseguem identificar todas estas penas em seus próprios pássaros. Um fato que é considerado pęlos maiores e melhores criadores, é que as raças Gloster/ Crests, existem e foram desenvolvidas por causa do topete.

"O topete é que coroa o ęxito destas raças". Se for seu objetivo criar Crests e Glosters de topete, entăo os faça produzir as coroas mais perfeitas que vocę consiga. Dę uma olhada, pesquise, veja o que o pessoal está fazendo,
pergunte, veja o que há lá fora.

Năo seja apenas um criador de canários, seja um campeăo!

Com base nos muitos anos de pesquisas na criaçăo de Crests, numerosos fatos foram averiguados por aplicaçăo, observaçăo e estudo detalhado. Os fatos resultantes estăo sendo oferecidos como teorias novas e documentadas. Como elas se relacionam ao acasalamento de Glosters/Crests. Estas teorias săo a base na qual nos apoiamos.

1 comentários:

Anônimo disse...

EU TENHO CASAL DE CANARINHOS.A FEMEA BOTOU 4 OVOS,SO QUE ELA DEIXOU 3 MORREREM.O MEU PAI FALOU ELA FICOU MUITO ENCIMA DELES E OS ESMAGOU,SOBROU SO UM FILHOTE.

Postar um comentário